quinta-feira, 18 de junho de 2009

Festa de Santo António em Pousafoles





No dia 14 de Junho a FILVAR foi, mais uma vez, até terras do concelho de Miranda do Corvo, mais exactamente até Pousafoles, para abrilhantar a festa de Santo António. A seguir a uma pequena ruada a filarmónica abrilhantou a Santa Missa e seguidamente incorporou-se na procissão. No final fez-se um pequeno concerto no adro da igreja. Depois do serviço feito houve ainda tempo para um magnifico lanche acompanhado do bom vinho de Pousafoles..e de sumo.
O nosso obrigado às gentes de Pousafoles, em particular à comissão de festas, pela forma simpática como nos receberam. Um muito obrigado igualmente ao Padre Pedro Freitas dos Santos pela sua amabilidade, simpatia e disponibilidade para connosco, particularmente pelas fotos e vídeos que nos tirou. Cá recebemos o CD com as fotos e vídeos que ficaram muito bem e que vão ficar no nosso arquivo.

sábado, 13 de junho de 2009

Corpo de Deus e Primeira Comunhão em Lamas

A FILVAR voltou a rumar a terras de Lamas-Miranda do Corvo no dia 11 de Junho à tarde para abrilhantar a procissão e a missa do Corpo de Deus e da Primeira Comunhão naquela localidade. Numa tarde de autêntico Verão mais uma vez fomos muito bem recebidos. De destacar a forma como a festa estava organizada até ao mais infimo pormenor. Parabéns.
Os nossos agradecimentos às gentes simpáticas de lamas e, particularmente, aos comissários da festa. Podem continuar a contar com a nossa disponibilidade.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Corpo de Deus em Vila Nova do Ceira


As celebrações do Corpo de Deus, em Vila Nova do Ceira, iniciaram com Missa Solene, realizada na Igreja Matriz, celebrada pelo pároco local, P.e António Calixto, onde participou um elevado número de fiéis.Durante a Eucaristia tele lugar a festa da Profissão de Fé, na qual oito catequizados professaram a sua fé, e afirmaram quererem viver uma vida guiada pelos ensinamentos de Jesus: Inês Geraldes, Carolina Garcia, Ana Correia, Vítor Dias, Catarina Loureiro, Mariana Garcia e Raquel Moita, acompanhadas pelas catequistas Maria da Graça Simões e Cláudia Pereira.No final da Missa, para dar continuidade à solenidade litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida de forma popular por Corpo de Deus, teve lugar a procissão, onde o pároco sob o palio, transportou a custódia.A procissão foi acompanhada foi acompanhada pela Filarmónica Varzeense e percorreu algumas ruas de Vila Nova do Ceira, sobre uma passadeira de flores onde o povo varzeense marcou a sua habilidade, decorando as ruas com bonitos desenhos.Apanharam-se flores, separaram-se da verdura, cortaram-se, e logo pela manhã alguns varzeenses colocaram "mãos à obra" e iniciaram o trabalho que culminou num bonito manto de flores, que mais parecia um verdadeiro postal ilustrado desenhado no chão das ruas.No final da Procissão teve ainda lugar um lanche partilhado, entre todos os presentes.
in O Varzeense

João Paiva mais dois concertos com orquestra clássica de Espinho



O João Paiva voltou a tocar com a orquestra clássica de Espinho desta vez a tocar clarinete baixo.
No dia 29.05.2009 o concerto efectuou-se no cine-teatro de Alcobaça e no dia 30.05.2009 no auditório da Escola Profissional de Música de Espinho.
A orquestra Clássica de Espinho, sob a direcção do maestro Pedro Neves, num concerto intitulado "Dois continentes, duas culturas" executou as seguintes peças: Candide Ouverture de Bernstein, konzertstück em Fá M op 36 para 4 trompas e orquestra de Shumann, Abertura, scherzo e finale de Shumann e danças sinfónicas de Bernstein.