quarta-feira, 25 de julho de 2012

Corpo de Deus em Vila Nova do Ceira

À semelhança dos anos anteriores, a comunidade cristã voltou a assinalar um pouco por toda a parte o Dia do Corpo e Sangue de Cristo, que este ano calhou a 7 de junho. Em Vila Nova do Ceira, este importante momento da comunidade católica voltou a ser vivido com muita fé e devoção. As comemorações deste dia, mais conhecido por Dia do Corpo de Deus, iniciaram na Igreja Matriz, com missa solene, celebrada pelo Pároco local, António Calixto, com a colaboração do Diácono António Carvalho.
Durante a celebração, as crianças que foram acompanhadas pelas catequistas Fátima Simões e Augusta Simões realizaram a Primeira Comunhão e os jovens, que foram acompanhados pela catequista Margarida Gouveia, reafirmaram os seus votos e fizeram a Profissão de Fé.
No final da Missa, para dar continuidade à solenidade litúrgica, teve lugar a procissão, onde a custodia foi transportada sob o palio e venerado o Corpo e Sangue de Cristo.
Com as ruas previamente enfeitadas, a procissão, acompanhada pela Filarmónica Varzeense, percorreu algumas ruas de Vila Nova do Ceira, sobre uma passadeira de flores, cautelosamente elaborada pelos varzeenses.
À semelhança dos anos anteriores, esta solenidade foi mais um marco decisivo para a afirmação da fé cristã do povo de Vila Nova do Ceira.
A Fábrica da Igreja Paroquial aproveita para agradecer a todos os que contribuíram para a elaboração da passadeira, ajudando a manter esta tradição e agradece também a imprescindível colaboração prestada pela Guarda Nacional Republicana de Góis que acautelou a segurança do povo e a orientação do trânsito.
In "O Varzeense"