quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Jantar convívio de Natal na FILVAR para angariação de fundos

Dia 15.12.2013 pelas 20 horas
 
Com animação do grupo "6ª SINFONIA"
Ementa: tibornada
Bolo-Rei
Fruta
Bebidas
Inscrições: 11 palhetas
Inscreva-se até ao dia 14 de Dezembro para os seguintes contactos: 917904435/965215729

Colabore com a Filarmónica nas obras de reparação do telhado da sede
Inscreva-se e ajude a filarmónica

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

BOAS FESTAS

A FILVAR deseja-vos UM FELIZ NATAL e UM PRÓSPERO ANO de 2013

Magusto


À semelhança dos anos anteriores efetuou-se o tradicional magusto no dia 23.11.2012 tendo o nosso maestro feito questão de oferecer as castanhas e a jeropiga do seu lavrado que foi bastante apreciada por todos.

E assim se mantém vivas as boas tradições e se passou um bom serão.

Festa de Santa Quitéria 1.11.2012

No passado dia 1 de Novembro, dia de todos os Santos e feriado nacional pelo último ano dado que por força da crise o governo acabou com este feriado, a FILVAR deslocou-se até terras de Pombeiro da Beira para abrilhantar a romaria de Santa Quitéria. Foi um dia de frio e chuva e o São Pedro não nos poupou. Durante a santa missa, que foi celebrada ao ar livre, veio uma enorme chuvada. O que nos valeu foi estar abrigados, conjuntamente com os párocos, no coreto. Mesmo assim apanhámos muito frio. Depois da missa organizou-se a procissão dado que entretanto tinha parado de chover. Pouco tempo depois do início da mesma começou a chover copiosamente e apanhámos todos uma valente molha…Enfim são ossos do ofício.
A ROMARIA DE SANTA QUITÉRIA
Com raízes bem longínquas no tempo que remontam ao século XVII e oficializada como feira em 1901, a “Romaria de Santa Quitéria” vem cumprindo a sua função de ponto de encontro de romeiros atraídos pela devoção a Santa Quitéria, mas também pela paisagem e pelos produtos ali comercializados, dos quais se destacam as castanhas, as nozes e a carne de porco com que são feitos os torresmos que ali se preparam e comem em “merendas familiares” acompanhadas de “vinho novo”.

V Caminhada 21.10.2012

Meia centena de caminheiros participaram, no passado 21 de Outubro, numa caminhada organizada pela Filarmónica Varzeense, que levou os participantes a percorrerem diversas localidades, numa extensão de cerca de 10 kilometros.
Este percurso circular teve início cerca das 9 horas junto à sede da Filvar seguindo pela Samoura, Nogueiro, Alagoa, Casalinho, Linteiro, Inviando e Carvalhais passando igualmente pela paradisíaca praia fluvial das Canaveias-Varzea Pequena e finalizando de novo junto à sede da FILVAR.
A caminhada culminou comm um almoço convívio, servido na sede da filarmónica, que, mais uma vez e à semelhança dos anos anteriores, voltou a contemplar todos os participantes com uma ementa deliciosa. Desta vez  o prato escolhido foi rancho à Portuguesa, confecionado por amigos da FILVAR que graciosamente se predispuseram a contribuir para o sucesso do evento.
Durante a tarde a confraternização continuou com muita alegria e música. Desta forma todos foram surpreendidos com Clara Nunes e o Maestro Nelo Paiva, acompanhados pelas suas violas e, mais tarde, a animação musical continuou com um grupo onde se inseriu, para além do maestro Nelo Paiva a tocar gaita de foles, os também músicos da filarmónica, Cajó e Nelson, que respetivamente tocaram caixa e bombo.
Esta atividade, que se realiza pelo quinto ano consecutivo, para além de promover o convívio é ainda uma forma de ajudar a angariar fundos para ajudar a fazer face às despesas da filarmónica.
Refira-se que, os elementos que participaram na caminhada, tiveram direito a um brinde surpresa traduzido num porta chaves alusivo ao evento e é ainda digno de destaque o elevado número de participantes que se deslocaram propositadamente de Miranda do Corvo para participarem nesta atividade da FILVAR.

Convívio da Filarmónica Varzeense 14.10.2012

Convívio entre músicos, familiares e amigos
Mais um ano em que se manteve a tradição. No passado dia 14 de Outubro realizou-se o habitual convívio que assinalou o final de época. O convívio reuniu Diretores, músicos e alunos, que vieram acompanhados com os seus familiares e amigos que se quiseram associar ao convívio que começou, da parte da manhã, com um jogo de futebol em que como é habitual, o árbitro foi o maestro da Filarmónica Dr. Nelo Paiva e o jogo terminou empatado a 8-8. O almoço estava previsto para ser na Candosa mas, dado que estava mau tempo, realizou-se na Sede da Filarmónica onde todos se deliciaram com o magnifico almoço de grelhados acompanhados de um ótimo arroz de feijão que foi confecionado pelo Presidente da Direção, Sr. Jaime Rodrigues, e em seguida foram servidas umas boas sobremesas que foram oferecidas por cada um dos participantes. A tarde prolongou-se com alguns jogos e música de gaita-de-foles, tocada pelo maestro, Dr. Nelo Paiva, com o Sr. António Nelson no bombo e o Sr. Carlos Jorge (Cajó) na caixa.
Vila Nova do Ceira, 15 de Outubro de 2012
P’la Direção da Filarmónica
Maria Clara Correia Nunes

Festa da Varzea Pequena 2.09.2012

Mais uma vez a FILARMÓNICA VARZEENSE se deslocou à Várzea Pequena no passado dia 2.09 para abrilhantar a festa da Rainha Santa.
Como é habitual começámos com a ruada e no Inviando, como vem sendo hábito, estavam´à nossa espera  todos os residentes com uma mesa bem composta. à nossa chegada e à nossa partida não se fizeram rogados tendo-nos também presenteado com as suas palmas. Mais uma vez, e nunca é demais, o nosso muito a esta comunidade do Inviando que nos trata sempre maravilhosamente bem.
À tarde, como de costume, fizemos um concerto ao ar livre junto à fonte. Seguiu-se a Santa missa também celebrada ao ar livre e no final a procissão, ambas acompanhadas pela FILVAR. No final despedimo-nos com agradecimento a toda a comunidade.
Antes do regresso tivemos ainda tempo para um magnífico lanche oferecido pela comissão de festas.
Um muito obrigado à população da Várzea Pequena em geral  e à comissão de festas em particular.