quinta-feira, 31 de maio de 2012

Igreja católica Celebrou a Páscoa

Á semelhança dos anos anteriores e tal como acontece um pouco por todas as paróquias, em Góis e em Vila Nova do Ceira realizaram-se, mais uma vez, as cerimónias de preparação para a ressurreição de Jesus e a anunciada Páscoa. O Jornal O VARZEENSE acompanhou as cerimónias de Domingo de Ramos e Domingo de Páscoa.

Em Vila Nova do Ceira
Domingo de Ramos (01/04) – Em Vila Nova do Ceira, as celebrações da Semana Santa foram presididas pelo P.e António Calixto e iniciaram no Domingo de Ramos, com a bênção dos ramos, junto à Igreja Matriz, seguindo-se a celebração da missa dominical, que contou com uma grande adesão de fiéis.

Domingo de Páscoa (08/04) – O povo de Vila Nova do Ceira celebrou a ressurreição de Jesus, com a Igreja cheia. Havia motivo para festejar – Cristo havia ressuscitado – pelo que, no final da celebração dominical teve lugar a procissão da ressurreição, acompanhada pela Filarmónica Varzeense e por um avultado número de fiéis.

Visita Pascal – Enviados, durante a Missa, pelo P.e António Calixto, diversos grupo de fiéis, percorreram toda a freguesia de Vila Nova do Ceira, na tarde do Domingo de Páscoa, anunciando a Boa Nova de “Cristo ressuscitado”.
"In O Varzeense nº 579 de 15.04.2012"
Neste dia saiu pela primeira vez com a FILVAR a Nair que foi a porta estandarte e a Marcia estreou-se a tocar trompa. As maiores felicidades para estas duas jovens. Que sejam muito felizes ao longo das suas vidas e, particularmente, na Filarmónica Varzeense.

Festa da Sra. do Pranto em Pousafoles e Lamas

No passado dia 22 de Abril a FILVAR rumou até Pousafoles e Lamas para abrilhantar a secular festa da Sra. do Pranto. Iniciámos a festa com uma pequena ruada pelas ruas de Pousafoles. seguidamente fomos presenteados com um suculento lanche. A bandeira, vinda de Dornes, acompanhada por bastes fiéis, uns a pé e outros de bicicleta, deu entrada em Pousafoles às 18 horas tendo-se efectuado de seguida a procissão em Pousafoles que teve depois continuação em Lamas. Após a chegada à igreja matriz de Lamas procedeu-se à celebração da Santa Missa. No final despedimo-nos com um agradecimento às simpáticas gentes de Pousafoles e Lamas que nos trataram muito bem.
Obrigado.
Até breve