sexta-feira, 8 de maio de 2009

Filarmónica Varzeense na cidade de Mêda


No dia 3 de Maio a Filarmónica Varzeense voltou a deslocar-se a Mêda a convite do Presidente da Câmara local Dr. João Germano Mourato Leal Pinto que, como já dissémos, é conterrâneo do nosso maestro Dr. Nelo Paiva. Mais uma vez simpaticamente acompanhou-nos nesta deslocação o Sr. José Henrique Mendes, Mirandense de gema e amigo pessoal do Dr. João Mourato e do nosso maestro.
Situado numa zona montanhosa de transição entre o Planalto Beirão e o Alto Douro, o concelho de Mêda tem cerca de 296 Km2 de área reunidos pelas 16 freguesias de seu nome: Aveloso, Barreira, Carvalhal, Casteição, Coriscada, Fontelonga, Longroiva, Marialva, Mêda, Outeiro de Gatos, Paipenela, Poço do Canto, Prova, Rabaçal, Ranhados e Valflor, com uma população que oscila entre os 7 e 8 mil habitantes.
O concelho oferece uma diversidade de paisagens em que alternam os montes de granito e mato espontâneo, campos de amendoeiras que deslumbram o visitante na Primavera quando começam a florir, pinhais frondosos e vários rios e ribeiros em que os adeptos da pesca poderão encontrar enguias e barbos.
O património histórico e arquitectónico não é menos rico e abundam os monumentos, igrejas, solares e pelourinhos.
Dos diversos locais de interesse, destacam-se os magníficos castelos de Longroiva, do qual restam a torre de menagem altaneira e parte da cerca, e o da Aldeia Histórica de Marialva, com quatro torres a dominar a antiga povoação medieval circundada de muralhas.
Merecem, igualmente, ser admirados os vestígios do Castelo de Ranhados, os Paços do Concelho, o Solar das Casas Novas (século XVIII), as fontes de chafurdo e a ampla Igreja Matriz de Meda, e diversos pelourinhos espalhados pelo concelho, como os de Ranhados, Aveloso e Longroiva, entre outros.
Mêda também se orgulha da riqueza e diversidade do artesanato tradicional, em que sobressaem as figuras de santos, os vasos e cântaros de barro, as colchas de linho e mantas de lã e os trabalhos em marcenaria, cestaria e cantaria.
À mesa, ainda se preservam sabores rurais através de pratos típicos como a sopa de beldroegas, caldo de cebola, omeleta de espargos, bacalhau com leite ou arroz de pombo bravo, a par de uma deliciosa doçaria regional.

Sem comentários: