terça-feira, 24 de abril de 2012

Mini Estágio de Orquestra Juvenil Reuniu Jovens da AERG e da Filvar

"A união faz a força” e a prova disso foi dada pelos jovens das Filarmónicas de Góis e de Vila Nova do Ceira que se uniram para realizarem o “Mini-Estágio de Orquestra Juvenil”. Os ensaios decorreram, com bastante sucesso, a partir do dia 3 de abril, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Góis e culminaram com a realização de dois concertos. O primeiro teve lugar em Góis, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários, no dia 6 de abril e a segunda apresentação em público decorreu no dia seguinte, em Vila Nova do Ceira, na sede da Filarmónica Varzeense.
O principal objetivo deste projeto consistiu em estimular o gosto pela música, aproveitando um período de férias escolares, onde os jovens tiveram a oportunidade de executar em conjunto um repertório diferente do realizado nas Filarmónicas. Conforme se podia ler no flyer do evento, com o estágio pretendeu-se também incentivar à prática instrumental de uma forma mais assídua, a fim de evoluir tecnicamente, o que consequentemente trará vantagens às Filarmónicas e ainda partilhar o tipo de trabalho que é realizado nas orquestras escolares, bem como, mostrar com exemplos práticos (jovens que frequentam o ensino especializado da música) e as vantagens de completarem o seu percurso escolar com a música.
O nosso jornal acompanhou o brilhante concerto que ocorreu em Vila Nova do Ceira, onde foram tecidas palavras de louvor à iniciativa e aos músicos que integraram a orquestra.
O presidente da direção da Filarmónica Varzeense, Jaime Rodrigues, após elogiar os mentores desta iniciativa e todos os executantes que participaram, realçou a satisfação que sentiu entre os músicos e fez votos para que se voltem a repetir projetos desta índole.
O Maestro da FILVAR, Nelo Paiva, também se congratulou pela iniciativa, que, segundo ele, espera que sirva para “alterar maneiras de pensar, comportamentos e atitudes” fomentando os laços de união entre as filarmónicas. Formulou os parabéns aos músicos, que, no seu entender, estiveram “à altura”, a todos os monitores que ajudaram a ensaiar estes jovens e aos que tiveram esta “iniciativa louvável”.
Em seu nome pessoal, em nome da FILVAR e em nome da música, Nelo Paiva finalizou com votos de “parabéns pelo excelente trabalho realizado em tão pouco tempo”.
O Vice Presidente da Câmara Municipal de Góis, José Rodrigues iniciou as suas palavras, confessando que a iniciativa foi extremamente positiva e que deixou a Câmara Municipal orgulhosa, perante músicos com tão grande categoria. José Rodrigues espera que esta iniciativa se repita com o mesmo êxito e admitiu que este estágio serviu para potenciar os jovens a nível musical.
O autarca disse ainda que os jovens do concelho de Góis estão de parabéns porque se têm destacado nas artes, na cultura, no desporto... demonstrado grande valor. “Na área da música existem jovens com grande potencial”, referiu, lembrando alguns nomes que muito contribuíram para a realização deste projeto, nomeadamente o maestro Nuno Baeta e alguns monitores, como o Flávio e o João Paulo, entre outros.
O vice presidente da Câmara enalteceu ainda o esforço dos maestros das Filarmónicas de Góis e Vila Nova do Ceira e de todos os técnicos que permitiram a realização destes espetáculos. Não esqueceu o esforço dos pais dos jovens músicos, agora compensado perante tão digno concerto e admitiu que a Câmara Municipal tem apoiado sempre estas iniciativas e que continuará a fazê-lo, dentro das possibilidades. Face a uma vida que, conforme confessou, não esta fácil, o autarca deixou um conselho para todos os músicos: “trabalho, dedicação e persistência”.
Nuno Baeta, que protagonizou o papel de maestro nesta Orquestra de jovens explicou o objetivo desta iniciativa, frisando que pretendeu a mudança de mentalidades, unindo as duas Bandas. Explicou a metodologia utilizada para que o som fosse agradável ao ouvido, alertando para erros habituais entre os principiantes e realçou a importância de todos os elementos, desde os mais jovens aos que já possuem maior experiência.
Nuno Baeta agradeceu o apoio cedido pela Câmara Municipal e deixou uma palavra de agradecimento também ao presidente da direção da FILVAR e ao maestro Nelo Paiva pela disponibilidade que manifestaram desde a primeira hora.
O maestro Nuno Baeta considerou uma mais valia o facto de diversos músicos do concelho de Góis frequentarem o Conservatório de Música de Coimbra e terminou o discurso apelando aos jovens para ingressarem nas bandas de Góis e de Vila Nova do Ceira.
O Jornal O VARZEENSE aproveita para dar os parabéns aos jovens que integraram este projeto e que passamos a citar:
À flauta: Catarina Lopes, Miriam Santos e Filipa Leitão. No clarinete: Flávia Miranda, Tatiana Pinheiro, Isabel Neves, Diana Carvalho e Diana Garcia. No clarinete baixo: João Paulo. No saxofone alto: Daniela Rodrigues e Inês Bandeira. No saxofone Tenor: Alexandre Brito. No trompete: Fábio Brito, Diana Geraldes, Ana Carvalho e Leonor Bandeira. A tocar trompa: Sofia Gama, Ao trombone: Paulo Paiva e José Rui. No bombardito: David Silva. A tocar Tuba: João Alves. Na percussão: Flávio Martins, Margarida Sampaio, André Barata, Manuel Gama e Afonso Silva. Realçamos também o mérito do jovem maestro Nuno Alves que, em tão curto espaço de tempo, conseguiu colocar todos os executantes a interpretarem o repertório de uma forma extremamente profissional.
O VARZEENSE congratula-se por esta parceria e espírito de união entre os jovens de ambas as filarmónicas do concelho.
"In O Varzeense nº 579 de 15.04.2012"

Sem comentários: