terça-feira, 22 de abril de 2014

IV CONCERTO ORQUESTRA AERG/FILVAR 2013

















A Associação de Juventude de Góis em parceria com a Associação Educativa e Recreativa de Góis, Filarmónica Varzeense, Câmara Municipal de Góis, Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra e Casa do Povo de Vila Nova do Ceira, realizou o IV Estágio de Orquestra Juvenil de Góis – AERG | FILVAR, que decorreu entre 26 e 29 de Dezembro de 2013.
Através desta iniciativa, a organização pretendeu ocupar de forma construtiva e dinâmica o tempo livre dos mais jovens, no sentido de dinamizar as férias letivas de natal, incentivando-os a perceberem o potencial que a música tem, dentro e fora das salas de aula.
O Estágio contou com quase duas dezenas de músicos, dirigidos pelo jovem Goiense Flávio Martins e, desta vez, para além dos (as) jovens executantes da AERG e da FILVAR também foram convidados (as) a integrar esta iniciativa os (as) jovens executantes das Filarmónicas de Arganil, Côja, São Pedro de Alva, Lousã, Miranda do Corvo e Poiares.
Os ensaios decorreram com bastante sucesso e o programa integrou também a realização de dois concertos. O primeiro realizou-se no passado sábado, dia 28 de Dezembro, em Góis e o segundo teve lugar no dia 29 de Dezembro, domingo, em Vila Nova do Ceira
Com as salas praticamente cheias, foram executadas algumas peças alusivas à época natalícia, assim como, bandas sonoras de alguns filmes conhecidos, como por exemplo a banda sonora do James Bond 007, para satisfação de todos os presentes.
Flávio Martins explicou que a sua formação musical é na área do Jazz, mas que resolveu aceitar o desafio de dirigir esta orquestra, apesar de não ser fácil perante os seus pais e as pessoas da sua terra. Afirmou ainda que apesar de menos aderência por parte dos jovens, resolveram arrancar com o estágio, como estava previsto, apresentando-se ao público mais como um Ensemble do que como uma orquestra. 
Flávio Martins referiu ainda que o maestro Nuno Alves se encontrava por detrás desta iniciativa, estando ausente pelo motivo da gravação de um CD com uma banda, onde costuma colaborar. Afirmou, por último, que este estágio tem a particularidade de ser um evento onde os mais velhos ajudam os mais novos, terminou por agradecer ao Fábio Brito como director de Markting, ao João Paulo que com os seus oito anos de conservatório é o que ajuda em tudo o resto, assim como, a ajuda prestada pela Sofia Gama, pelo Fábio Vidal e pelo David Mourão.
Coube ao Fábio Brito agradecer os apoios oficiais, afirmando que este trabalho não era possível sem o apoio da ADIBER através do programa CLDS, da Câmara Municipal, da Casa do Povo de Vila Nova do Ceira, dos Bombeiros Voluntários de Góis, assim como, a colaboração das bandas filarmónicas da AERG e da FILVAR, Rádio de Arganil e Jornal O Varzeense.

 CONCERTO EM GÓIS

No concerto realizado em Góis, Rui Sampaio Presidente da Associação Educativa e Recreativa de Góis, referiu que, apesar de ser um grupo mais pequeno, não diminuiu a qualidade e que este trabalho foi feito em “apenas dois dias”. Disponibilizou os instrumentos da filarmónica, assim como as instalações, deu os parabéns a todos, encorajando os jovens a continuar, porque estão no bom caminho.
Miguel Ventura, presidente da ADIBER, referiu que desde que foi lançado o desafio, pela Associação de Juventude de Góis, para a realização deste estágio, a ADIBER tem apoiado esta iniciativa através do programa CLDS, dando ainda como exemplo o intercâmbio entre instituições, da presença dos jovens Francisco Mateus e Filipe Carvalho, músicos de Arganil e ainda do Jovem João Martinho de S. Pedro de Alva.
Maria de Lurdes Castanheira, Presidente da Câmara Municipal de Góis, cumprimentou todos os músicos e familiares presentes, recordou o saudoso Maestro Nelo Paiva e agradeceu ainda aos maestros Paulo Nereu Monteiro e Nuno Baeta. Cumprimentou o Sr. Álvaro Marques, antigo executante da filarmónica Goiense e na pessoa dele, todos os executantes das filarmónicas concelhias. A presidente da Câmara de Góis afirmou que este foi um dia importante para Góis, contando com a inauguração do lar da Cabreira, com vinte sete posto de trabalho, referiu a homenagem efetuada ao município pela Lousã Mel, pela parceria efectuada na promoção do mel da serra da Lousã, encerrando o dia com chave de ouro, com este concerto.
Maria de Lurdes Castanheira ficou rendida a performance do maestro Flávio e terminou agradecendo a todos os jovens presentes.
Respondendo ao repto de um músico, para uma pequena contribuição para o lanche, Graciano Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia de Góis, afirmou que embora a Junta de Freguesia não tenha recebido qualquer pedido de apoio oficial para o evento, mas, como se encontrava com todo o seu executivo presente na sala, decidira a junta de Freguesia de Góis, presentear todos os músicos daquela orquestra com o jantar.

CONCERTO EM VILA NOVA DO CEIRA

Em Vila Nova do Ceira, José Sanches, em nome da Associação Educativa e Recreativa de Góis afirmou estar-se perante jovens de grande valor, que merecem ser apoiados, pelo que, a AERG tudo fará no sentido de os apoiar.
António Mourão, que entreviu como membro da Associação de Juventude de Góis, louvou a iniciativa, enaltecendo o elevado desempenho dos músicos. Lembrou ainda que alguns se encontram integrados no conservatório, bem como, em distintas bandas de prestígio. Congratulou-se pela parceria entre as duas filarmónicas existentes no concelho e desejou os melhores êxitos aos jovens, que apesar de se encontrarem no interior, fazem ver aos jovens das grandes cidades.
Clara Nunes, em nome da Filarmónica Varzeense agradeceu a presença de todos e congratulou-se pelo excelente espetáculo realizado.
Foi ainda sugerido por um elemento do público que, no futuro, existisse também um estágio de instrumentos de corda e por último a D. Maria da Graça convidou os músicos para um pequeno beberete, oferecido pela Filarmónica Varzeense.
O Jornal O VARZEENSE também se associou aos concertos e aproveita para dar os parabéns aos executantes pelo profissionalismo demonstrado e deseja uma longa e promissora história de vida tanto para a Filarmónica de Góis como para a Filarmónica de Vila Nova do Ceira.

In “O Varzeense” de 30.12.2013

Sem comentários: