sábado, 17 de maio de 2014

FILVAR Realizou Concerto de Páscoa e apresentou Novos Alunos e Corpos Sociais


A Filarmónica Varzeense voltou a primar pela organização de mais um evento que reuniu executantes, direção e amigos da Filvar, no passado dia 13 de abril, na sua sede. O programa, que preencheu toda a tarde daquele domingo, integrou a apresentação e atuação pelos novos alunos da Escola de Música, apresentação dos novos Corpos Sociais e Concerto de Páscoa.
O programa iniciou com a apresentação pública a toda a comunidade dos novos corpos sociais, eleito em fevereiro último, em Assembleia Geral desta filarmónica, dando assim a conhecer as pessoas que trabalham em prol duma Filarmónica que este ano já completa 112 anos da sua fundação.
A apresentação dos novos alunos da Escola de Música, foi mais um momento alto, onde os aprendizes mostraram seus dotes, dando provas dos seus, já bastantes, conhecimentos adquiridos.
O concerto realizado pelos executantes da Filvar foi o culminar do espetáculo, mostrando que, quantidade não é qualidade, pois, apesar do seu modesto número de músicos, o concerto foi merecedor dos inúmeros aplausos que recebeu.
A iniciar os discursos, João Bruno Martins, Presidente da direção da Filvar, fez as honras da casa agradecendo a presença de todos, falou das obras realizadas na sede da Filvar, durante as últimas semanas e da intenção em realizar outros melhoramentos, todavia, os tempos são de dificuldade, pelo que, apelou à ajuda de todos, no sentido de se liquidarem as despesas com o reparo do telhado. Agradeceu o apoio prestado pela Câmara Municipal de Góis, Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira, Casa do Povo, Jornal O Varzeense, empresa Discosom, de Mário Carvalho, responsável pelo som, "D. Mariazinha", pela oferta do primeiro prémio para as rifas e à D. Anália, pela sua disponibilidade para proceder à venda das rifas. João Bruno deixou também uma palavra para o maestro Nuno Alves, pelo que se tem esforçado para arranjar novos elementos para a escola de música e aos pais, como principais impulsionadores pelos jovens ingressarem na Filvar.
Para o presidente da Junta de Freguesia, Sr. António Carvalho, conforme afirmou, é um orgulho voltar a ver a banda com uma nova alma, após tempos difíceis, nomeadamente com o falecimento súbito do saudoso maestro e com a desistência de músicos e grande parte dos elementos da direção. "Felizmente encontramos uma nova equipa que abraçou a Filvar com alma e coração", disse, fazendo ainda referência ao trabalho de excelência que tem sido desenvolvido pelo atual maestro Nuno Alves.
O Presidente da direção da AERGóis também se associou ao momento, manifestando a sua satisfação pela Filvar ter encontrado uma solução, desejando-lhe um bom caminho. Defendeu o trabalho de parceria, entre as bandas do mesmo concelho, disponibilizando-se para continuarem a contar com a disponibilidade da banda de Góis e lançou o repto para um concerto conjunto, a fim de comemorar o Dia Mundial da Música. Rui Sampaio mostrou ainda a sua confiança no jovem maestro Nuno Alves e terminou desejando as maiores felicidades aos novos corpos sociais.
A moderar os discursos esteve o Dr. Mário Garcia, presidente da Assembleia Geral da Filvar, que, teceu agradecimentos a todos os presentes, e, honrando o passado da Filvar, destacou a presença dos antigos presidentes Amorim Garcia e Jaime Rodrigues, pedindo desculpa a este último por algum mal entendido existente. Com a certeza que o povo varzeense tem uma grande admiração pela Filarmónica centenária, mostrou-se confiante no que concerne a ajudas, que aproveitou para voltar a solicitar. Mário Garcia deixou, tal como os oradores anteriores, uma palavra de apreço e confiança para com os órgãos sociais eleitos, o maestro Nuno Alves e todos os executantes da Filvar.
A encerrar as intervenções, a presidente da Câmara Municipal de Góis, Dr. Maria de Lurdes Castanheira, congratulou-se pela grande plateia presente e deixou uma saudação à direção eleita, encabeçada pelo Sr. João Bruno e "não esquecendo quem honrou e deu vida à Filvar antes do João Bruno, deixou também uma saudação especial ao Sr. Amorim Garcia e ao Sr. Jaime Rodrigues.
A presidente do município sugeriu que este concerto de Páscoa, realizado pela Filvar, fosse um tributo ao falecido maestro Nelo Paiva, pelo que fez pela Filarmónica e manifestou a sua confiança no atual maestro Nuno Alves.
No que concerne a apoios, Lurdes Castanheira lembrou a dificuldade que atravessa o poder autárquico, recordando que nos últimos quatro anos houve um decréscimo na receita vinda do Estado de um milhão e duzentos mil euros. Todavia, a edil defendeu que "não podemos fazer as mesmas coisas, mas podemos fazer muita coisa, temos é que fazer mais com menos" e que "se todos trabalharmos com o mesmo objetivo conseguimos realmente desenvolver Góis".

FILARMÓNICA VARZEENSE AGRADECE DONATIVOS

Conforme nota de imprensa enviada ao nosso jornal, a direção da Filarmónica Varzeense aproveita para agradecer publicamente a todas as pessoas e entidades que têm colaborado com a Filvar. Agradecendo ainda ao Grupo de Voluntariado de Vila Nova do Ceira, que colaborou com 700 euros, ao Sr. António Carvalho, que colaborou com 250 euros para a ajuda da compra de uma trompete, ao Sr. Vítor Coelho, que colaborou com 20 euros, à D. Umbelina Reis e sua mãe D. Emília Reis, que ofereceram 70 euros e ao Sr. Alcindo R. Nunes, que ofereceu uma botija de gás.
Na senda dos agradecimentos, a direção da Filvar agradece igualmente à Junta de Freguesia de VNCeira, que, de acordo com o Plano de Atividades para o corrente ano, colaborou com 1.000 euros, à Cooperativa Social e Agro-Florestal de Vila Nova do Ceira, que atribuiu com 1.000 euros e a todos os Varzeenses que gostaram e gostam de ajudar.

SORTEIO DE PÁSCOA
 
Segundo a mesma nota de imprensa, são ainda divulgados os resultados do sorteio das Rifas do Concerto de Páscoa, sendo assim distribuídos: 1º Prémio – Sr. Vítor Costa (Mata), 2º Prémio – Isaura Bandeira (Lisboa) e 3º Prémio – Luís António (Figueirinhas) que ofereceu novamente a garrafa de champanhe. 
 
 
 In "O Varzeense"
30 de Abril 2014

 

Sem comentários: