terça-feira, 31 de janeiro de 2017

114º Aniversário da Filarmónica Varzeense 16 e 17 de Julho 2016

A comemoração dos 114 anos da Filarmónica Varzeense-Filvar ficou marcada pela entrada oficial de dez jovens. Os festejos, que decorreram nos dias 16 e 17 de julho, iniciaram no sábado com concerto da banda juvenil da Filvar e animado serão com a Marcha Popular de Vila Nova do Ceira e baile abrilhantado pelo Grupo Cheirinho do Sul. No dia seguinte, de manhã, teve lugar a Missa Solene, acompanhada pela Filarmónica aniversariante, seguida de procissão, romagem ao cemitério, em memória dos dirigentes, maestros, executantes, sócios e amigos da Filvar já falecidos e o habitual almoço convívio, que decorreu na sede da FILVAR. À tarde foi feita arruada e um mega concerto com a banda aniversariante e a convidada Sociedade Filarmónica Penelense.
O almoço convívio contou com uma deliciosa ementa confecionada pelo amigo José Nunes e servida por um grupo de voluntários que se predispuseram a ajudar e, honraram com a sua presença diretores, executantes, familiares e amigos, bem como autarcas e representantes de instituições locais, com uma mesa de honra presidida pela presidente da Câmara Municipal de Góis, Dra. Maria de Lurdes Castanheira, ladeada por João Bruno, presidente da direção da Filvar, Dr. José Pereira Carvalho, presidente da Assembleia Municipal, Dr. Mário Garcia, vice presidente da Câmara e presidente da Assembleia Geral da Filvar, Dr. José Rodrigues, vereador da Câmara Municipal, António Carvalho, presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira, Rui Sampaio, presidente da direção da AERGóis, António Dias, presidente da direção da Cooperativa Social e Agro Florestal de Vila Nova do Ceira, Felisberto Costa, em representação da Santa Casa e o Maestro Nuno Alves.
No final do repasto, todos foram convidados para se associarem ao momento das intervenções, que iniciaram com palavras do presidente da Filvar. Este dirigente, após saudar todos os presentes, cumprimentou as entidades e agradeceu a todos os que têm ajudado a filarmónica
Em declaração à imprensa, o líder agradeceu ainda ao Sr. José Nunes, responsável pela confeção da ementa e a todos os que ajudaram a servir o almoço, ao Sr. Adriano Bandeira pela oferta do material para a quermesse, a todos que apoiaram a Filvar com os patrocínios e ainda à Marcha da Comissão de Festas de Santa Bárbara e à Sociedade Filarmónica Penelense, por integrarem o programa comemorativo
João Bruno admitiu que "não tem sido fácil manter esta filarmónica, mas todos lutamos para que a mesma se mantenha" e confessou "foi um ano de muito trabalho, dificuldades e desenvolvimento. Tivemos contudo a colaboração importante das Entidades do Concelho, nomeadamente da Câmara Municipal de Góis, Junta de Freguesia de VNCeira, Cooperativa de VNCeira e de toda a população..." agradeceu o presidente da direção da Filvar, reconhecendo "tudo o que tem sido feito para manter viva a nossa Filarmónica Varzeense que é o orgulho de todos os Varzeenses", disse.
Na intervenção deixou ainda elogios à Escola de Música, que "tem vindo a desenvolver com grande sucesso" e à evolução que tem sido notória na Filarmónica, atualmente "com muitos músicos e com grande qualidade musical".
Por último, agradeceu a todos os pais que têm colaborado para o desenvolvimento da Filarmónica e para o bem dos seus próprios filhos, não esquecendo também a importância dos músicos menos jovens e que já fazem parte da Banda há muitos anos. "Da parte deles é também de louvar a compreensão para com os mais jovens que às vezes são muito irreverentes..."
Teceu ainda palavras de reconhecimento pelo bom trabalho desenvolvido ao Maestro Nuno Alves, pelo "esforço, paciência, dinamismo e inovação". Claro que, não menosprezando o trabalho não menos importante dos restantes professores da Escola de Música.
Agradeceu a forma como a Filvar foi recebida em Oroso e anunciou que, para o próximo ano ficou decidido que a Filarmónica de Oroso virá até VNCeira.
Não querendo deixar de saudar todos os antigos Diretores que passaram por esta Associação, reconheceu que "foram anos muito duros com grandes dificuldades, mas havia maior população residente nesta freguesia e a Filarmónica era composta por muitos músicos. Hoje temos mais vantagens, mas uma população muito reduzida e envelhecida", todavia, nesta data de aniversário, o ponto alto, conforme acrescentou, "foi realmente a entrada de dez novos músicos na Filarmónica Varzeense."
Por sua vez, o presidente da Assembleia Geral e vice presidente da Câmara Municipal de Góis após reconhecer a estima que os varzeenses nutrem pela Filarmónica, bem como o carinho enorme por parte da autarquia e instituições locais, reconheceu o meritório trabalho que tem sido desenvolvido pela atual direção e pelo maestro da Filvar, bem como o empenho dos executantes, professores e alunos da escola de música e, no que se prende com o meio século após renascimento da Filvar, a comemorar em 2017, deixou o desafio para que seja feita uma comemoração de relevo, aproveitando para distinguir os muitos que se empenharam por esta causa, destacando alguns nones, nomeadamente: José Rodrigues, mais conhecido por "Zé Pajeja" e os saudosos Albino Ferreira e Fernando Ribeiro.
Rui Sampaio, presidente da direção da AERGóis também felicitou a Filarmónica aniversariante pelo trabalho que tem demonstrado "a Filvar cresceu em número e em qualidade", afirmou, enaltecendo ainda as qualidades do maestro Nuno Alves e louvando o trabalho de parceria existente entre as duas filarmónicas do concelho.
Por sua vez, o maestro Nuno Alves, após agradecer o voto de confiança que nele depositaram para ser regente da filarmónica, enalteceu o espírito de grupo que se vive nesta "casa", e que, na sua opinião "marca a diferença, e irá ajudar a que atinjam os objetivos "ainda estamos muito longe, mas estamos no bom caminho e acreditamos que vamos construir coisas muito bonitas", disse o maestro da Filvar agradecendo ainda o empenho de todos.
O presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira também exaltou a atual qualidade da Filvar e as capacidades e empenho do maestro, recordando o saudoso maestro Nelo Paiva. Congratulou-se pelos dez novos executantes e pelos quatros jovens que já frequentam o Conservatório de Música, deixando, por último, uma apelo aos pais para que incentivem os seus filhos a integrarem a Filvar, valorizando desta forma a filarmónica e os próprios jovens.
José Carvalho, Presidente da Assembleia Municipal, em poucas, mas sentidas palavras enalteceu o trabalho da banda aniversariante e o notório desenvolvimento musical das filarmónicas, nomeadamente da Filvar, enriquecida atualmente por um notório "grupo de jovens que ainda se interessa pela música". Sendo uma ação cultural, que deve ser apoiada também pela vertente política, o líder da Assembleia Municipal reiterou os parabéns e desejou sucessos à Filarmónica aniversariante.
A terminar o momento de intervenções, a presidente da Câmara Municipal de Góis transmitiu um sentimento de satisfação pelo trabalho associativo desenvolvido pelos diretores da Filvar, bem como, pelo meritório trabalho demonstrado pelos executante, maestro e alunos de Escola de Música, deixando ainda uma palavra de reconhecimento para os novos elementos e para os ex. dirigentes, músicos e maestros, nomeadamente o ex-Diretor Amorim Garcia e o saudoso maestro Nelo Paiva. Consciente das necessidades da Filvar, a edil garantiu ainda continuar a apoiar a filarmónica, dentro das possibilidades.
O Jornal O Varzeense, que também se associou à cerimónia, aproveita para felicitar a Filarmónica Varzeense pelo seu 114º aniversário.
 
In jornal " O Varzeense" 30 de Julho de 2016
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários: