terça-feira, 28 de abril de 2009

Festa da entrada em Lamas - Miranda do Corvo

No dia 26 de Abril a FILVAR rumou até às terras de Miranda do Corvo, mais exactamente até à Freguesia de Lamas (terra de bom vinho !!!). Às 16 horas iniciámos uma pequena ruada pelas ruas de Pousafoles. Fomos depois até ao local onde se espera a bandeira da Senhora do Pranto que vem em peregrinação desde Dornes. Desde a Idade Média, tempo de fomes, peste e guerra, que é prestada à Senhora do Pranto de Dornes culto por toda a região e remontam a essa época as peregrinações que ainda hoje se mantêm vivas em muitas terras.
Aí descansámos um pouco e fomos contemplados com um magnífico lanche. Antes da chegada da bandeira executámos algumas peças musicais e depois procedeu-se à procissão pelas ruas de Pousafoles e depois da entrada de Lamas até à Igreja Matriz onde se realizou a missa na qual a filarmónica também colaborou. No final fez-se a despedida e a FILVAR regressou à base.
O nosso obrigado às gentes de Pousafoles e Lamas e em particular à comissão de festas pela forma como nos trataram.
A vindima será porventura um dos pontos mais altos na vida dos habitantes de uma freguesia que se dedica à produção de vinho.
Em Lamas, terra que foi bafejada pela sorte no que diz respeito a condições para produção de vinho, pelas mãos dos homens e mulheres é retirado das uvas esse precioso néctar.
A festa das vindimas pretende retratar a azáfama das vindimas, recordando outros tempos.
A realização da festa das vindimas tem alcançado grande mérito ao longo dos anos, trazendo prestígio assinalável à freguesia de Lamas e a todo o Concelho de Miranda do Corvo.Não podemos também esquecer que Miranda do Corvo nunca seria a Capital da Chanfana se não existisse o vinho de Lamas, com todas as características que fazem deste prato uma grande especialidade gastronómica.

Pousafoles está situado no extremo oeste do concelho de Miranda do Corvo, e, na margem esquerda do rio Dueça, dista a sete quilómetros da vila de Miranda do Corvo... Dedica-se à agricultura particular, à construção civil e ao pequeno comércio, muito embora sem grande expressão...Nas soalheiras encostas dos seus montes produz-se um capitoso e aromático vinho que se caracteriza pelo forte teor alcoólico e elevado extracto seco...É um lugar pequeno, sem movimento, onde se destacam a capela e o seu sino retumbante e a escola do 1º ciclo...

Sem comentários: