quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

II MINI-ESTÁGIO DE ORQUESTRA JUVENIL - AERG/FILVAR

De 26 a 28 de Dezembro realizou-se o II Mini-estágio da Orquestra Juvenil que reuniu os jovens das Filarmónicas de Góis e de Vila Nova do Ceira. Os ensaios decorreram, com bastante sucesso, a partir do dia 26 no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários e terminaram com a realização de dois concertos. O primeiro teve lugar no Salão dos Bombeiros no dia 27 de Dezembro e o segundo decorreu no dia 28 de Dezembro em Vila Nova do Ceira na Sede da Filarmónica Varzeense.
Este projeto tem como objetivo estimular o gosto pela música aproveitando o período de férias escolares. Os jovens executaram, em conjunto, um repertório com músicas sempre atuais e um pouco diferentes do repertório das Filarmónicas. Este Evento pretende ainda incentivar a prática instrumental na parte técnica o que traz vantagens às Filarmónicas.
O presidente da Direção da Filarmónica Sr. Jaime Rodrigues agradeceu a presença de todos elogiando os executantes que estavam a fazer um trabalho espetacular durante este Concerto, elogiou também os mentores desta iniciativa e desejou um Bom Ano 2013 a todas as pessoas que estavam presentes.
Em seguida o presidente da Filarmónica da AERG Sr. António Rui Sampaio, salientou o esforço de todos para que este tipo de eventos possam acontecer e deu enfase ao facto deste conjunto de jovens de Góis e Vila Nova do Ceira se juntarem neste período de férias para trabalhar em conjunto salientando o quanto este trabalho é bom para as filarmónicas.
O Maestro da Filvar Dr. Nelo Paiva enalteceu o excelente trabalho levado a cabo em tão pouco tempo e deu os parabéns a todos os músicos participantes e a todos os monitores que ajudaram a ensaiar estes jovens. Deu igualmente os parabéns ao maestro Nuno Alves pelo empenho e dedicação demonstrado. Saudou ainda esta união de músicos e os benefícios que a mesma traz em prol da música e das duas filarmónicas. Acabou desejando a todos os intervenientes e ao público um ÓTIMO 2013.
Nuno Alves, mais conhecido por “Baeta”, que foi o maestro nesta Orquestra Juvenil, explicou como tudo decorreu em pouco tempo, agradeceu aos vários monitores que ajudaram os vários naipes de cada instrumento e disse que, apesar de serem bem animados os ensaios, foram muitas horas de trabalho intensivas e um evento que une as duas Filarmónicas. Disse ainda que desta vez também entraram na composição da orquestra dois dos alunos da escola de música da AERG que entraram recentemente. Agradeceu também a presença de uma aluna da escola de música da filarmónica de Góis que, além de tocar, também acompanhou a dançar, com o seu traje de ballet, um tema tocado com toda a orquestra. Por fim o “Baeta” agradeceu a todos os participantes.
Este tipo de eventos é sempre uma mais-valia na qualificação musical e pessoal de todos e de cada um dos alunos que se envolvem neste tipo de iniciativas.
Vila Nova do Ceira, 2 de Janeiro de 2013
Pela Direção
Maria Clara Correia Nunes

Sem comentários: