quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Aniversário da FILVAR


A Filarmónica Varzeense comemorou 110 anos e, como é tradição, assinalou mais um ano com a festa do seu aniversário que se realizou nos dias 18 e 19 de Agosto.
Os festejos iniciaram-se no dia 18 (sábado á noite) com a atuação do Grupo Musical “Cheirinhos do Sul” que animou as pessoas residentes e outras que estavam de férias em Vila Nova do Ceira.
No Domingo, a festa continuou com a missa acompanhada pela filarmónica e seguida de procissão seguindo-se o habitual almoço convívio entre os dirigentes, executantes e amigos da FILVAR.
No final do delicioso almoço, o maestro Dr. Nelo Paiva agradeceu a presença de todos, apelando a pais, avós e Varzeenses em geral que motivem os mais jovens e até mesmo pessoas de mais idade, pois a filarmónica está aberta a todos, a entrarem para a Filvar  referindo seguidamente que, apesar de todas as vicissitudes, nomeadamente da crise e das restrições da troika que levam a que os contratos sejam menos, pois as comissões não tem dinheiro para pagar à Filarmónica, apesar dos orçamentos serem cada vez mais baratos e de receberem cada vez menos pelos serviços que fazem e apesar de alguns problemas diretivos, apesar da falta de músicos e da continuada falta de assiduidade aos ensaios, apesar da pouca afluência por parte de novos alunos, a FILVAR continua viva e faz este ano a bonita idade de 110 anos embora tenha havido alguns interregnos. A comprovar isto é a sala repleta de pessoas que demonstram assim o seu amor à FILVAR. (estavam cerca de 140 pessoas na sala).
O maestro Dr. Nelo Paiva afirmou ainda que a FILVAR é uma das referências culturais do Concelho de Góis e com certeza nem os Varzeenses nem as forças vivas, nomeadamente a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia vão deixar que ela acabe.

Nelo Paiva agradeceu ainda com uma palavra especial para todos os que confecionaram e serviram a refeição. No final das suas palavras, o maestro entregou ao presidente da Direção Sr. Jaime Rodrigues, a ultima partitura que compôs, intitulada por “ A marchar com o Santo António” . Na partitura fez a seguinte dedicatória “ Dedico este arranjo que intitulei de “A marchar com o Santo António” à Filarmónica Varzeense com votos de uma longa vida repleta de emoções, alegrias, conquistas e grandes sucessos musicais”.

A Presidente da Câmara Municipal de Góis, Dr.ª Maria de Lurdes Castanheira referiu que já antes da Troika, as coisas funcionavam assim e concordou plenamente com as palavras do maestro Dr. Nelo Paiva agradecendo à Filarmónica o convite formulado para estar presente na comemoração do aniversário da FILVAR. De seguida cumprimentou todos os Varzeenses, Diretores e músicos e, após cumprimentar todos os presentes, reconheceu que não é fácil o trabalho realizado neste tipo de associações e referiu que pela Filarmónica já passaram muitas pessoas importantes que trabalharam para a existência desta Associação e salientou o Sr. Amorim Garcia que estava ali presente que felizmente foi homenageado na Gala do Voluntariado, em Góis, no passado mês de Janeiro. A Presidente da Câmara felicitou o excelente Concerto que a Banda realizou na FACIG no passado dia 10 de Agosto e valorizou o sacrifício que muitas vezes as pessoas nem reconhecem, referindo-se à última saída da Filarmónica para as festas da Cabreira, que se prolongou até à hora do almoço, serviço esse que se tinha realizado no dia anterior. A Presidente da Câmara mostrou-se disponível para continuar a apoiar a Filarmónica e garantiu continuar a haver sempre o apoio por parte da Câmara Municipal. Para finalizar a Presidente saudou mais uma vez a Filvar pelos seus 110 anos de existência.
Entretanto a D. Conceição Pereira, que reside em Lisboa mas costuma vir passar férias ao Nogueiro e colabora no almoço da Filvar, todos os anos, quis dedicar algumas palavras à Sra. Presidente da Câmara, dizendo o seguinte:

Mais um ano se passou
Mais um ano de verdade
Aqui fica a minha saudade.
À Sra. Presidente
Está sempre alegre e sorridente
Está sempre pronta p’ra ajudar
A todos aqueles que a vão procurar.
Este é o meu sentir
O meu cunho que é real
Que aqui fica
Sra. Presidente eu testemunho
Este grande apreço da sua equipa
Tenho dito as minhas palavras
E aqui lhe deixo o meu abraço

A tarde foi preenchida com um excelente concerto da Banda Filarmónica que animou a tarde quente de Domingo e aproximou muita gente à sua volta. Algumas peças musicais até foram acompanhadas com palmas. No final a Filarmónica foi muito aplaudida tendo sido pedido, pelo público, mais um tema.
Em seguida o Sr. Eng. Eduardo Gonçalves de Coja e colaborador do Jornal “Varzeense” quis oferecer um quadro com um poema que ele próprio escreveu e recitou à Filarmónica em que dedicou estas palavras que transcrevemos:

SALVÉ FILARMÓNICA VARZEENSE,
DE VILA NOVA DO CEIRA


Saiu radiosa
Do Largo da Igreja
Desfila garbosa
Que sempre assim seja

Várzea engalanada
Vestida a rigor
Missa celebrada
P’lo Senhor Prior

Arpejos tonais
Em sopros, palhetas
Percussões, metais
Garbosas fardetas

São cento e dez anos
De vida batidos
Plenos, soberanos
Sucessos vividos


Nas ruas tocando
Que é dia de festa
Contente, vibrando
O povo se apresta

“Varzeense” passa
Compasso na tónica
Evolui, que graça
Nossa Filarmónica

Arranjos brilhantes
Em tom popular
Marchas triunfantes
E a banda a passar

E quanto ao futuro
Não há a temer
“Varzeense”, auguro
É sempre a crescer


Para encerrar a Festa da Filvar esteve presente o Grupo de Cantares da Várzea que proporcionou um fim de tarde muito agradável com músicas populares tradicionais, tendo contado com a colaboração do Sr. Eng. Eduardo Gonçalves que os acompanhou ao som do seu acordeão.
Mais um ano em que a Filarmónica presenteou todos os varzeenses.

Vila Nova do Ceira, 20 de Agosto 2012

A Direção

Sem comentários: