terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Amorim Garcia homenageado na gala do voluntariado

Município de Góis
Homenageou Voluntariado com
Gala Gestos Solidários


No passado dia 7 de dezembro, a partir das 21h30, no Pavilhão Gimnodesportivo, o Município de Góis promoveu a Gala do Voluntariado “GESTOS SOLIDÁRIOS”, homenageando as instituições, coletividades e individualidades ligadas ao mundo do voluntariado. A Gala pretendeu, não só, encerrar as Comemorações Municipais do Ano Europeu do Voluntariado, como também, assinalar o Dia Internacional do Voluntário, celebrado no passado dia 5 de dezembro.
A apresentação da gala ficou a cargo da conceituada actriz Catarina Matos e do afamado mágico Luís Rodrigues e nesta noite foram homenageadas instituições e personalidades que se distinguiram pela sua dedicação à causa do voluntariado.
Os homenageados foram distribuídos em duas categorias: Categoria Associativismo – que reconheceu os serviços prestados por instituições em prol da comunidade e a Categoria Individual - que se distinguiu pelo reconhecimento do espírito de solidariedade e da dedicação pessoal à causa do voluntariado. Após esta breve explicação deu-se início à cerimónia de entrega dos prémios aos respectivos homenageados.
Para entregar os primeiros prémios da noite “Causa Associativa”, inseridos na categoria “Associativismo”, foi chamado ao palco o Dr. José António Pereira de Carvalho, Presidente da Assembleia Municipal de Góis e o homenageado foi a Casa do Concelho de Góis. Para receber o prémio subiu ao palco o seu representante, Eng. José Henrique Antunes, vice-presidente do conselho regional da Casa do Concelho de Góis. Conforme explicou a presidente da autarquia, Dr.ª Maria de Lurdes Castanheira, ao homenagear a Casa de Concelho foi igualmente intenção homenagear todas as instituições de direito privado do concelho.
Nesta primeira Gala, a autarquia não deixou de prestar a devida homenagem também a todas as instituições e associações do concelho, pretendendo, desta forma, louvar a entrega e dedicação dos seus dirigentes nesta e noutras reconhecidas causas em prol do concelho de Góis e das suas gentes.
Desta feita, continuou em palco o Dr. José Carvalho para entregar os prémios aos seguintes homenageados: Associação Educativa e Recreativa de Góis, Associação de Juventude de Góis, Lousitânea – Liga dos Amigos da Serra da Lousã, Góis Moto Clube, Santa Casa da Misericórdia de Góis e todos os representantes das Comissões de Melhoramentos do Concelho de Góis.
No que se refere à segunda categoria – “Categoria Individual”, que permitiu distinguir algumas personalidades goienses, pelo seu empenho, espírito solidário, altruísmo, perseverança e dedicação pessoal a inúmeras causas, várias pessoas foram distinguidas.
Para iniciar a entrega deste prémio foi chamado ao palco o Sr. Rui Sampaio, Presidente da direção da Associação Educativa e Recreativa de Góis e o primeiro homenageado foi um dos mais antigos dirigentes da Secção de Futebol desta Associação, o Sr. José Bandeira.
Rui Sampaio, continuou em palco para entregar mais um prémio individual. Desta vez o homenageado foi o Sr. Armando Gualter de Campos Dias Nogueira que também dedicou grande parte da sua vida ao associativismo goiense.
Por motivos de saúde, infelizmente, o Sr. Gualter de Campos e o Sr. José Bandeira não puderam estar presentes nesta gala. Em sua representação, receberam os prémio, respetivamente, o Sr. Rui Sampaio e o Sr. Humberto Matos.
O próximo prémio, foi entregue pelo Sr. P.e Carlos Cardoso, Pároco da Freguesia de Góis e a homenageada foi a D. Maria de Lurdes Sanches Pascoal Nunes – conhecida por todos como a D. Milú, que se destaca pelo papel activo que tem vindo a desempenhar na comunidade católica.
Prosseguindo com a atribuição na mesma categoria, foi chamado o Dr. Miguel Ventura, Presidente da Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, para entregar o prémio a uma homenageada proveniente da freguesia de Alvares e que se destaca pelo trabalho que dedica à sua comunidade, a D. Maria Adélia Cortez.
Para entregar mais um prémio desta categoria, foi chamado o Sr. José Serra, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Góis e o homenageado, a título Póstumo, foi o Eng. José Alberto Barata, que foi reconhecido por uma vida em prol das causas sociais. Para receber o prémio foi chamado o seu filho, Eng. Helder Barata.
Para a entrega do próximo prémio foi ao palco o Dr. Mário Garcia, vereador da Câmara Municipal de Góis e o homenageado foi o Sr. Amorim Garcia, que tem contribuído ao longo de três décadas para a causa do voluntariado no associativismo, como dirigente da FILVAR – Filarmónica Varzeense.
Em seguida foi chamado o Sr. Artur das Neves, Presidente do Conselho Directivo dos Baldios da Freguesia do Cadafaz para entregar o prémio ao próximo homenageado que foi alguém que para além de ser possuidor de um espírito empreendedor e dinâmico, sempre se mostrou preocupado com a sua terra e suas gentes. Estamos a falar daquela que é também a voz da Beira Serra, o Sr. Armindo Neves.
Para entregar o último prémio da categoria individual, subiu ao palco a Dr.ª Sandra Marques, Dirigente do Grupo de Escoteiros 74 de Góis e para receber o prémio foi chamado alguém que se distinguiu pelo seu papel activo no âmbito da solidariedade, voluntariado e no apoio social desenvolvido na freguesia de Alvares, a D. América Caetano.
Retomando a categoria Associativismo com a entrega do prémio “Gesto Solidário”, foi chamada ao palco a Presidente da Câmara Municipal de Góis, Dr.ª Maria de Lurdes Castanheira, que reconheceu o trabalho dos bombeiros. Desta forma, conforme apurou o nosso jornal, o Município de Góis pretendeu enaltecer o mérito de uma instituição que pela sua própria natureza faz juz à verdadeira acepção da palavra “Voluntário”.
Pela administração de todo o conjunto dos bombeiros voluntários de Portugal, subiu ao palco o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Carlos Marta Soares e da corporação dos Bombeiros Voluntários de Góis foi ao palco o seu comandante, Francisco Dias e o Vice-presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Góis, Sr. Renato Rocha.
Este ano, a empresa CASA, artigos de decoração, mobiliário e iluminação, ornamentou a título gracioso alguns espaços públicos e o Município de Góis foi um dos contemplados. Em representação desta empresa, para recebe o prémio, foi a palco o goiense Pedro Pinto, que viu também reconhecido o seu trabalho individual, na área da decoração. Para entregar mais este prémio Gesto Solidário foi chamado ao palco José Fernandes, representante do Góis Moto Clube.
Na categoria individual, também foi atribuído o prémio “Gesto Solidário”. Neste sentido, esta distinção surgiu da determinação e prontidão com que a apresentadora da gala abraçou esta iniciativa, disponibilizando-se graciosamente para apoiar e colaborar. Para acompanhar a Presidente da Câmara nesta atribuição, foi também chamada ao palco a mãe da homenageada, a Dr.ª Lisete de Matos.
Ao longo desta noite foi também efectuada uma recolha de alimentos que reverteu para o Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados, programa este gerido pelo Centro Distrital de Segurança Social.
O Eng. Ramiro Miranda, Director do Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra, subiu ao palco apara receber um cabaz, como gesto simbólico, do resultado desta solidariedade goiense, fruto da recolha alimentar desta noite. A entrega deste cabaz ficou a cargo da Presidente da Câmara, Dr.ª Maria de Lurdes Castanheira e de Célia Sanches, Sub Chefe do Grupo de Escoteiros 74 de Góis.
Chegado ao fim do momento destinado às homenagens no âmbito desta Gala, a presidente da Câmara Municipal referiu que o momento pretendeu reconhecer todos os que se dedicam ao voluntariado reforçado o espírito desse voluntariado.
De forma a rematar esta memorável noite, seguiu-se o momento de animação, abrilhantado pela Banda Mistério. A acompanhar esta noite esteve também presente a distinta orquestra clássica da Tuna Académica de Coimbra e o certame contou ainda com um momento musical protagonizado pelas vozes de Lúcia Costa e Joana Rosa.
In "O Varzeense nº 571 de 15.12.2011"

Sem comentários: