terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Entrevista com a nova Direção

No passado dia 12 de novembro realizou-se a Assembleia Geral da Filarmónica Varzeense, onde foi apresentada a lista dos novos Corpos Sociais, que vieram a tomar posse no dia 19 de novembro e que já foi publicada na última edição d´O VARZEENSE.
O nosso jornal foi conversar com o presidente e vice-presidente da nova direção, respetivamente: Jaime Manuel de Assunção Rodrigues e Fernando Almeida Pinto Geraldes, com a finalidade de saber qual a metodologia de trabalho desta nova direção e quais os projetos para o futuro da centenária filarmónica.
Para que a filarmónica não terminasse e face a não ter surgido nenhuma lista, foi constituída esta nova direção da FILVAR-Filarmónica Varzeense, que neste momento, tem como principal objetivo fazer chegar a boa música à população, garantindo as atividades que se desenvolveram em anos anteriores e apostando na vertente humana, mantendo os seus elementos e convidando antigos músicos a retornarem à FILVAR, apostando ainda em novos elementos, conforme afirmação de Jaime Rodrigues e Fernando Geraldes.
A Banda Filarmónica de Vila Nova do Ceira, que continua a ser regida pelo maestro Nelo Paiva, é constituída por um grupo de pessoas que atualmente se junta todas as sextas-feiras à noite, na sua sede, para desfrutarem aquilo que mais gostam de fazer, que é dar vida a cada instrumento. Mas, claro que não é só música. A nova direção pretende também cultivar a boa harmonia entre músicos, maestro, elementos da direção e população em geral, convidando todos para participarem ativamente, com a finalidade de se dignificar uma filarmónica que é de todo o povo varzeense. A direção diz-se aberta a todo o tipo de sugestões e assegura estar disposta a terminar com algum tipo de conflito ou mal entendido, pois, conforme voltaram a frisar: “a FILVAR é de todo o povo”.
O presidente e o vice-presidente disseram também ao nosso jornal que esperam continuar a ter o apoio da Câmara Municipal de Góis, Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira e Cooperativa Social e Agroflorestal de Vila Nova do Ceira, conforme tem acontecido até então, e sem o qual é impossível manter o bom funcionamento desta “casa”.
Recetiva ao apoio de todas as pessoas, a nova direção conta também vir a constituir uma delegação em Lisboa, de forma a conseguir cobrar quotas, divulgar e angariar atividades e reforçar o dinamismo da FILVAR.
Outra grande aposta da nova direção é trabalhar no sentido dos ensaios, passarem a cumprir o horário, principalmente na época de inverno, julgando-se necessário que estes passem a começar pelas 21 horas, para que também possam terminar mais cedo que o que tem acontecido anteriormente.
No que concerne a atividades, a Associação Desportiva Recreativa e Cultural Filarmónica Varzeense volta promover o habitual convívio de Natal, que este ano, além de uma tibornada conta também com o Grupo Musical “6ª Sinfonia” e esta direção tem já delineado vir a organizar um torneio de sueca, que terá início no dia 9 de janeiro de 2012, bem como, a habitual caminhada pela freguesia, a festa de aniversário, entre outras atividades que já fazem parte da história habitual desta Filarmónica.
Jaime Rodrigues e Fernando Geraldes apelaram também aos sócios para efetuarem o pagamentos das suas quotas, o que poderá ser feito às sextas-feiras, na sede da Filarmónica, durante os ensaios, ou dirigindo-se a um elemento da direção da FILVAR, ou ainda na sede do Jornal O VARZEENSE. Esta direção incitou também à entrada de novos associados, informado que a quota anual importa em dez euros e apelou ao imprescindível contributo de toda a população.
Para o anterior dirigente da FILVAR, Sr. Amorim Neves Garcia, que liderou esta filarmónica durante trinta anos, Jaime Rodrigues e Fernando Geraldes deixaram um voto de louvor pelo trabalho que desenvolveu e louvaram o facto deste amigo do voluntariado continuar a fazer parte da atual lista dos novos corpos sociais, assumindo o lugar de suplente do Conselho Fiscal.
Como mensagem final, a nova direção deixou o convite à população de todas as faxas etária para que venham experimentar a escola de música da FILVAR, podendo vir a descobrir-se novos talentos musicais e reforçou o que disse ao longo da conversa com o nosso jornal, apelando à participação e apoio de todos em geral.

In "O Varzeense nº 571 de 15.12.2011"

Sem comentários: