segunda-feira, 20 de abril de 2015

Concerto Dançante em Góis e em Vila Nova do Ceira

Numa organização conjunta da Filarmónica Varzeense – FILVAR e do Grupo de Danças de Salão e Latinas de Góis decorreu, no passado dia 17 de janeiro, no Auditório da Casa da Cultura de Góis, um Concerto Dançante, traduzido num agradável momento musical enriquecido pela nobre arte de dançar. Esta inovadora iniciativa irá repetir-se no próximo dia 7 de fevereiro, no salão da sede da Filvar, em Vila Nova do Ceira.

Em Góis, o programa foi apresentado por Lúcia Costa, que iniciou por ler o historial da centenária Filvar, atualmente regida pelo maestro Nuno Alves e do Grupo de Danças de Salão e Latinas de Góis ensaiado por João Silva e a sua esposa Ângela Garcia.

Eis que iniciou o concerto e, para começar, nada melhor que ouvir os sons da Valsa, interpretada pela Filarmónica Varzeense, que mereceu um forte aplauso.

Passando para o ritmo afro-cubano, a Rumba, apelidada de "dança do amor", foi a segunda interpretação da Filvar, coreografada pelos elementos do Grupo de Danças, que, fizeram deslizar seus passos suaves embalados pelas brilhantes toiletes apresentadas.

Após um forte aplauso para os magníficos músicos e dançarinos, o espetáculo continuou com a Filarmónica Varzeense a tocar mais um conhecido tema e prosseguiu ao ao som do inconfundível Merengue. Ao nível coreográfico esta dança é muito alegre e contagiante e foi apresentada pelos bailarinos, que entraram em palco exibindo passos rápidos, dançados de forma entrelaçada.

Em seguida, a Filarmónica Varzeense encantou com um animado rock e para continuar o espetáculo, uma fantástica demonstração da harmonia perfeita entre a música e a dança foi o enérgico ritmo do Jive - uma dança bastante atrativa para a população mais jovem, muito rápida e animada, que mereceu aplausos da vasta plateia.

Após tanto rodopio em palco, e para acalmar um pouco, nada melhor que o tema "Paixão", de Rui Veloso, com arranjo de Nuno Alves e que foi interpretado pela Filarmónica Varzeense. Para finalizar este espetáculo, com chave de ouro, Cha cha cha foi o ritmo latino escolhido.

Antes de terminar o concerto, Ângela Garcia e João Silva dirigiram-se ao palco para entregarem algumas lembranças, sorteadas entre os presentes, e que pretenderam ser um gesto simbólico de agradecimento para com todos os que quiseram partilhar este momento com a Filvar e com o Grupo de Danças.

A Organização da iniciativa convidou as entidades presentes interessadas em fazer uso da palavra, tendo acabado por intervir: Nuno Alves, Maestro da Filvar; João Silva, ensaiador do Grupo de Danças; João Bruno, presidente da Filvar e a presidente da Câmara Municipal de Góis, Dr.ª Maria de Lurdes Castanheira.

Em nome da organização do "Concerto Dançante" foram feitos alguns agradecimentos, "sem os quais seria impossível a concretização desta iniciativa", nomeadamente: à Casa da Cultura de Góis, à Câmara Municipal de Góis, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Góis, à Filarmónica da Associação Educativa e Recreativa de Góis pelo empréstimo de material e aos músicos da Banda de Góis que auxiliaram no concerto. O agradecimento foi também para as pessoas que ajudaram na venda dos bilhetes, nomeadamente: Papelaria Exlivros, Mini-Mercado Havanesa, Padaria Pastelaria Kentidoce, Café o Careca, Marta Pinto, elementos do Grupo de Danças de Salão e Latinas de Góis, Direção da Filarmónica Varzeense e o Maestro Nuno Alves. O agradecimento foi ainda extensivo às várias individualidades presentes e a todos os que preencheram o Auditório da Casa da Cultura.

A Filarmónica Varzeense e o Grupo de Danças aproveitaram para apelar à entrada de novos elementos que queiram integrar estes grupos e convidaram para o Próximo Concerto Dançante, a realizar no próximo dia 7 de fevereiro, no salão da sede da Filvar, em Vila Nova do Ceira.

In Jornal " O Varzeense " de 7de Fevereiro de 2015









 

Sem comentários: