segunda-feira, 20 de abril de 2015

Concerto de Páscoa dos Alunos da Escola de Música da Filvar


A Filvar realizou Concerto de Páscoa e apresentou trabalho dos Alunos da Escola de Música.

A Filarmónica Varzeense voltou a primar pela organização de mais um evento que reuniu executantes, maestro, alunos da escola de música e respetivos professores, direção e amigos da Filvar, no passado dia 22 de Março, na sua Sede.

O programa, que preencheu toda a tarde daquele domingo, iniciou com a apresentação e atuação dos alunos da Escola de Música, que brindaram os presentes com excertos de diversas músicas, tocados a solo com os seus formadores.

O concerto realizado pelos executantes da Filvar foi o culminar do espetáculo, mostrando que, quantidade não é qualidade, pois, apesar do seu modesto número de músicos, o concerto foi merecedor dos inúmeros aplausos que recebeu.

A começar o concerto com chave de ouro, foi possível apreciar os fabulosos dotes musicais dos jovens executantes Ruben Pedroso e Mauro Marmé, que tocaram, em conjunto com a Filvar, as peças com que, no fim-de-semana seguinte, iriam participar no Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette”, em Oliveira de Azeméis.

Orgulhoso, o maestro Nuno Baeta confessou: “o Ruben e o mauro têm tudo para ganhar... são excelentes profissionais”, admitiu.

A iniciar os discursos, João Bruno Martins, Presidente da direção da Filvar, fez as honras da casa agradecendo a presença de todos e distinguiu o apoio prestado pela Câmara Municipal de Góis, Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira e Cooperativa Social e Florestal de Vila Nova do Ceira, que, recentemente, colaboraram com a oferta de instrumentos. João Bruno deixou também uma palavra de reconhecimento ao maestro Nuno Alves e a todos os orientadores da Escola de Música.

Para o presidente da Junta de Freguesia, Sr. António Carvalho, conforme afirmou, é um orgulho voltar a ver a banda com uma nova vida, fazendo ainda referência ao trabalho de excelência que tem sido desenvolvido pelo atual maestro Nuno Alves, e pelos elementos da direção da Filvar. O líder da freguesia destacou ainda o empenho dos alunos da Escola de música e a colaboração dos pais, bem como de toda a comunidade.

No que concerne a apoios, António Carvalho lembrou a dificuldade que atravessa o poder autárquico, lamentando o facto da Junta de Freguesia não ter contribuído ainda com mais, todavia, assegurou: “vamos ver o que é que podemos fazer”.

A finalizar os discursos, o Dr. Mário Garcia, Vice-presidente da Câmara Municipal, entreviu na qualidade de presidente da Assembleia Geral da Filvar, tecendoagradecimentos a todos os que marcaram presença, considerando-a essencial para a repetição deste tipo de eventos.

Face aos concertos apresentados, manifestou a certeza que a Filarmónica está no bom caminho “toma iniciativas, apresenta-as e depois pede ajuda”. Neste sentido, aproveitou para agradecer a recente oferta de instrumentos feita à Filvar, fruto do apoio da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia local e da Cooperativa.

À semelhança dos oradores anteriores, Mário Garcia também deixou uma palavra de apreço e confiança ao maestro Nuno Alves e a todos os executantes da Filvar, bem como, aos alunos da Escola de Música e respetivos professores.

FILARMÓNICA VARZEENSE AGRADECEU INSTRUMENTOS NOVOS

Em suma, a direção da Filarmónica Varzeense, na pessoa do seu presidente João Bruno, o presidente da Assembleia Geral, Dr. Mário Garcia e ainda o maestro Nuno Alves, aproveitaram para agradecer publicamente a todas as pessoas e entidades que têm colaborado com a Filvar, destacando as recentes ofertas de instrumentos novos, fruto do apoio da Câmara Municipal de Góis, Cooperativa Social e Agro Florestal de Vila Nova do Ceira e da Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira.

Na senda dos agradecimentos, o maestro Nuno Alves aproveitou igualmente para agradecer a todos os professores que têm acompanhado os alunos da Escola de Música e apelou aos pais dos mais jovens para que os incentivem, de forma, a que estes se empenhem ainda mais.


In Jornal “O Varzeense” de 22 de Março de 2015

 

Sem comentários: